Superdicas Para Escrever Bem - Edna M. Barian Perrotti

by - 14:33

Escrever bem é um bicho-de-sete-cabeças?! Escrever bem é uma habilidade cada vez mais exigida nos mais diversos âmbitos, um verdadeiro cartão de visitas. Organizar as idéias, tornar um texto claro e coerente qualquer que seja a necessidade da redação, comunicar uma mensagem de modo persuasivo, fluente e eficiente, tudo isso é possível a partir das dicas da professora Edna M. Barian Perrotti. Com o 'Superdicas Para Escrever Bem Diferentes Tipos de Texto' o leitor perderá o receio de escrever, aprendendo que a fluência escrita pode ser desenvolvida. Em cada uma das 60 superdicas desta obra, ele terá uma verdadeira aula de como escrever bem. Encontrará, em seqüência, um curso prático de redação. Apresentadas em linguagem simples e acessível, todas as dicas têm o embasamento teórico de estudos recentes em Lingüística, análise do discurso e produção de textos. Um livro para ter sempre à mão.





Por Paloma Viricio
Nessa resenha tentarei ser bem breve. Na verdade esse emaranhado de textos que posto aqui faz parte das minhas impressões gerais sobre o livro. Super Dicas para escrever Bem é um livro bem organizado, simples e divertido. Geralmente livros técnicos são massantes, com linguagem pesada que acaba dando muitas voltas e provocando sono no leitor. Isso , por muitas vezes, acaba causando um desgaste desnecessário no receptor que recorre à leitura de resumos rasos jogados nos ventiladores da internet. O que isso ocasiona? Um mal estudo de  obras que poderiam agregar grande valor aos citados.

Super Dicas para escrever Bem é composto por 60 dicas (capítulos) que dão ao leitor uma visão geral de como melhorar a escrita, seja ela qual for. A autora ensina como elaborar diversos tipos de texto desde bilhetes até trabalhos acadêmicos. O livro é muito bom, leve, objetivo, mas acredito que poderia ter sido mais claro do que foi. Isso porque existem alguns capítulos que servem somente para encher linguiça. Dicas, que por exemplo, aparecem em duas ou três divisões, a autora poderia ter apresentado em apenas um capítulo. As partes que falam sobre os trabalhos acadêmicos e gramática , são uma espécie bônus para aqueles que buscam aprimorar a escrita para esses fins. A autora tem um escrita que flui bem, chama sua atenção. Além disso, o livro possui várias ilustrações bem engraçadinhas!


Quem quiser saber mais sobre Super Dicas para escrever Bem, pode solicitar um fichamento(que eu mesma fiz) mais detalhado sobre a obra (Basta enviar um e-mail através do formulário do blog). Nele faço a dissecação dos 60 capítulos e acrescento, ainda, algumas impressões pessoais direcionadas para aqueles que desejam aprimorar a escrita para ficção.

 Licença Creative Commons
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

0 comentários